Hall de entrada, como decorar esse ambiente? Ideias para decoração e iluminação

Afinal, como decorar seu hall de entrada?

Já deve imaginar que não existe uma única resposta.

O hall de entrada é o primeiro espaço que encontramos ao entrar em uma residência; importante que ele seja agradável e tenha design adequado com o restante do estilo da casa. Além de ser organizado, prático e ter a personalidade dos moradores.

Para essa organização e praticidade é importante entender que ele pode ser além do ambiente de recepção da sua casa, podendo assumir diversas outras utilidades, como guardar itens, oferecer um lugar para aguardar e ler, distribuir a circulação, exibir uma obra de arte, dentre outros.

Enfim, há inúmeras possibilidades de pensar e ocupar esse ambiente. Apresentamos aqui algumas ideias.

IDEIAS PARA ILUMINAÇÃO

A iluminação no hall de entrada é extremamente importante pois é a primeira impressão que as pessoas terão ao entrar neste espaço. A iluminação adequada pode ajudar a destacar a decoração e os elementos arquitetônicos do ambiente.

Além disso, é importante considerar a intensidade da luz, para que seja adequada ao espaço e às atividades que serão realizadas no hall de entrada. A luz pode ser mais intensa em áreas onde as pessoas precisam ler ou visualizar detalhes, como em um espelho, ou mais suave em áreas de descanso, como um sofá ou poltrona.

Existem diversas opções de iluminação para o hall de entrada. A escolha dependerá do estilo e das necessidades do espaço. Na sequência de imagens podemos ver diferentes soluções.

 

Podemos observar como a iluminação pode estar embutida no mobiliário ou até mesmo nas paredes, criando um efeito de iluminação indireta.

Também é possível identificar interessantes soluções com arandelas e pendentes para halls pequenos, ou até mesmo luminárias de piso quando se tem mais espaço. Outra ideia interessante é o uso da tela tensionada como uma grande janela iluminando o hall.

IDEIAS PARA MÓVEIS

Sobre os móveis, eles são uma alternativa importante para decoração do hall. Para sua disposição é importante considerar a circulação do ambiente, de forma que o mobiliário não compliquem a passagem.

Nessa sequência de imagens veremos diferentes ideias para mobiliar esse ambiente.

 

O mobiliário pode ter um caráter funcional, como um aparador servindo como espaço de armazenamento, um banco para colocar e tirar sapatos ou até mesmo a própria sapateira.

Se houver mais espaço, também pode colocar uma poltrona e uma mesa de centro. Além disso é possível pensar em móveis com mais de uma função, como um banco que também abriga sapatos, o que é uma ótima ideia para otimizar espaço.

Por falar em espaço, outra ideia presente nas imagens é investir em um espelho. O hall de entrada com espelho, além de permitir aquela ultima checada no visual antes de sair de casa, também traz mais profundidade e amplitude ao ambiente. Nas imagens é possível entender que é interessante tanto investir em um grande espelho que ocupe uma das paredes, como com espelho menor sobre outro móvel, como um aparador.

Para um projeto mais complexo, é possível optar por um grande móvel, como uma estante, que cria esse espaço do hall de entrada e ainda, com seus vãos, cria uma transição suave entre o hall de entrada e os outros ambientes da casa.

IDEIAS PARA MATERIAIS

Em alguns lares o hall de entrada pode ser tratado como um local esquecido sem grande destaque. No entanto, em outros, esse ambiente ganha importância a partir da escolha cuidadosa das cores e materiais.

A sequência de imagens contém diferentes soluções para ajudar na definição da materialidade para seu hall de entrada.

Para o hall ganhar esse destaque, uma ideia é optar por um tom único para esse ambiente. Essa escolha pode trazer uma surpresa para aqueles que visitam a sua residência, tornando a experiência mais memorável.

Uma alternativa semelhante, mas que vai além, é colocar uma cor marcante que segue para além do hall de entrada. Assim, não só traz um destaque para área, como cria uma relação direta com outros ambientes da residência.

Independentemente do tamanho do hall de entrada, se ele é separado ou integrado com outros ambientes, uma solução interessante é destacar apenas a área da porta de entrada. Com essa pequena mudança na materialidade, já é possível fazer toda diferença na atmosfera do ambiente.

IDEIAS PARA DECORAÇÃO

Diretamente ligada as ideias de móveis, mas não menos importante, a decoração complementa ou até mesmo substitui, especialmente em casos de halls pequenos, o mobiliário do ambiente.

Nas imagens a seguir mostram soluções para ambos os casos.

Uma alternativa muito útil para hall de entrada pequeno, servindo muito bem para maiores também, é utilizar cabideiros de parede para pendurar casacos, bolsas e outros acessórios. Eles são uma opção prática e funcional para organizar o hall de entrada, otimiza o espaço e permite que os itens fiquem sempre à mão quando precisar sair de casa.

Uma ou mais prateleiras também podem ser uma escolha interessante, especialmente se houver pouco espaço disponível no ambiente.

Quadros são outra excelente opção para decorar o hall de entrada, pois eles adicionam personalidade e podem ser uma forma de expressar os gostos e interesses dos moradores.

É possível optar por um quadro grande e imponente como peça central ou criar uma composição com quadros menores, criando um efeito mais dinâmico na parede.

Além disso, tapetes, vegetação e pequenas luminárias podem ser utilizados para decorar e criar um ambiente ainda mais acolhedor e convidativo.


Como está o hall de entrada da sua casa? Conta pra gente ! 

Imagens: Pinterest, ArchDaily e Dezeen.